Orçamento da UE 2011 - 142,6 milhões euros: Juventude, 1º emprego e Ciência são as áreas mais reforçadas

 

A Comissão do Orçamento do Parlamento Europeu debateu hoje o projecto de Orçamento da União Europeia para 2011 apresentado pelo Comissário do Orçamento Janusz Lewandowski que contou com as intervenções dos Eurodeputados do PSD, José Manuel Fernandes (membro efectivo) e Maria da Graça Carvalho (membro suplente).

Este orçamento deverá ter 142,6 mil milhões de euros, um aumento 2,2% de face a 2010 evem de encontro a várias propostas dos Deputados do PSD que nas "guidelines" do Orçamento propuseram emendas que pediam um reforço na Juventude, Educação e Ciência que são claramente as áreas aumentadas por esta proposta da Comissão Europeia.

Os Deputados do PSD referem que "este orçamento destaca a Juventude e a Ciência como áreas prioritárias do desenvolvimento da UE." Graça Carvalhorefere que "orçamento deveria ser ainda mais ambicioso no aumento do programa Erasmus" mas mostrou estar "muito satisfeita com o reforço do conhecimento" cujo Programa-Quadro (FP7) aumenta13,8%.

Criada linha orçamental Programa Erasmus "Empreendedor" p/ o 1º emprego

Os Deputados do PSD elogiaram a proposta da Comissão que cria de facto uma linha orçamental destinada a um novo programa Erasmus Entrepreneurs que deverá ser dirigido aos jovens que procurem/criem o seu primeiro emprego. Esta linha orçamental prevê "apenas" 2 milhões de euros, valor que José Manuel Fernandes considerou "baixo", afirmando por isso "que deve ser reforçado." No entanto lembrou um provérbio chinês que diz "uma longa caminhada começa sempre por um pequeno passo."

Orçamento para a juventude cresce 13,4 %

De destacar nesta proposta de orçamento um crescimento de 13,4 % na área da juventude face ao orçamento de 2010, aumento este que significa mais 239 milhões de euros apenas na juventude, num total para esta área de 2019 milhões de euros. 37 % (754 milhões) deste montante é destinado à mobilidade de jovens investigadores.