Carlos Coelho celebra Dia Internacional da Juventude

O Dia Internacional da Juventude é celebrado desde 2000, depois de uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas. Em 2018, a Organização das Nações Unidas escolheu o tema “Espaços Seguros para a Juventude”, como forma de sensbilizar os Estados e as sociedades para a necessidade de promover a integração e a afirmação dos mais jovens através de espaços de oportunidades para a sua educação, formação, trabalho e participação cívica. Carlos Coelho assinalou esta data, sublinhando o valor da juventude europeia e portuguesa.

O Deputado social-democrata declarou que “em 2018 é especialmente importante celebrar este Dia Internacional da Juventude. No plano europeu há um conjunto enorme de desafios e de oportunidades para os jovens, como nunca houve. Se, por um lado, temos o Brexit e assistimos à mobilização de centenas de milhares de jovens britânicos contra esta decisão, temos também outros desafios. Desde logo, nas negociações para o próximo Quadro Financeiro Plurianual, a defesa de programas essenciais para os mais jovens como o Erasmus+, o Horizonte 2020 ou todas as iniciativas de apoio ao primeiro emprego ou ao empreendedorismo. Em Portugal, num ano em que Cascais é Capital Europeia da Juventude, temos o grande desafio da educação e da empregabilidade dos mais jovens. No nosso país, apenas 30% da população tem até 29 anos e há um segmento que nos deve preocupar em especial: os jovens que não estudam, não trabalham e não frequentam qualquer tipo de formação, que representam uma percentagem demasiado alta”.

Carlos Coelho recordou ainda que “os jovens entre os 15 e os 24 anos representam quase 20% da população mundial, mas mais de 80% vive em países em desenvolvimento. As nossas políticas de cooperação para o desenvolvimento, comerciais e de parceria ou vizinhança não podem ignorar esta realidade”.