Parlamento Europeu vai pronunciar-se sobre o Relatório Sérgio Marques relativo às Regiões Ultraperiféricas

Culminando um longo processo de elaboração, participação e apreciação, o relatório Sérgio Marques sobre uma parceria reforçada entre a União Europeia e as Regiões Ultraperiféricas foi hoje objecto de discussão final pelo plenário do Parlamento Europeu reunido em Estrasburgo.

Tratou-se no quadro da presente legislatura do Parlamento Europeu (2004-2009) do mais importante relatório e debate sobre a temática da ultraperiferia .

O relatório Sérgio Marques será votado amanhã quarta-feira e se aprovado, o que se espera por confortável maioria, fixará a posição do Parlamento Europeu sobre a Estratégia Global de desenvolvimento para as RUP"s proposta pela Comissão Europeia que está centrada em torno de três prioridades: competitividade, acessibilidade e integração regional.

Com a aprovação pelo Parlamento Europeu do relatório Sérgio Marques, a Comissão Europeia terá luz verde para iniciar a implementação da estratégia que propõe para o período 2007-2013.

Tenha-se em atenção que este é o primeiro debate sobre o futuro das Regiões Ultraperiféricas efectuado pela instituição parlamentar duma União Europeia alargada a 25 países.

Apesar da União Europeia contar agora, em resultado do alargamento, com muitas mais Regiões desfavorecidas, tal não impediu que o sentido geral do debate sobre o relatório Sérgio Marques fosse de solidariedade e apoio para com as Regiões Ultraperiféricas.

Junto anexa-se a intervenção efectuada no debate pelo deputado Sérgio Marques na sua qualidade de relator, na qual entre outros aspectos se avalia a proposta da Comissão Europeia e a insta a ser mais ambiciosa na sua definição e execução .

A VOTAÇÃO do relatório está agendada para amanhã às 12h00.