UE: Carlos Coelho na BBC critica iniciativa de Tony Blair e tentativa de directório

O Deputado do PSD Carlos Coelho criticou a reunião recentemente organizada pelo Primeiro-Ministro britânico Tony Blair, que marginalizou 8 Estados-membros da União Europeia, considerando que "não contribuiu para melhorar o clima dentro da União relativamente à próxima revisão institucional. Não é com atitudes destas, acrescentou, que se afastam as suspeições nas opiniões públicas de alguns países sobre a tentiva dos maiores países de constituirem um directório dos grandes".

Em entrevista à cadeia televisiva BBC, Carlos Coelho recordou que "nas negociações do Tratado de Nice se desenhou um confronto entre os grandes e pequenos países da União Europeia com a tentativa dos grandes países de reforçarem a sua influência no quadro institucional da União, em detrimento dos países de menor população".

Carlos Coelho afirmou ainda que "a atitude de Blair não foi a mais sensata, na medida em que não é assim que se apoia os Estados Unidos na consolidação de uma coligação o mais alargada e coesa possíveis na luta contra o terrorismo".

Em contraponto, Carlos Coelho salientou os esforços do Presidente George W. Bush e da diplomacia dos Estados Unidos neste sentido.