Combate ao abandono escolar precoce

O Parlamento Europeu Europeu aprovou hoje em Estrasburgo o Relatório Honeyball sobre o combate ao abandono escolar precoce que contou com o apoio do Deputado Carlos Coelho.

 

"O abandono escolar precoce é um fenómeno complexo e reduzi-lo exige um forte empenho político", afirmou Carlos Coelho em Bruxelas.

 

O social-democrata recordou que o "abandono escolar precoceé, sem dúvida, um dos factores que mais contribuem para o desemprego, a pobreza e a exclusão social, daí que a Estratégia Europa 2020 consagre como um dos seus cinco grandes objectivos a redução da taxa de abandono escolar para menos de 10%".

 

A realidade da empregabilidade dos jovens depende largamente do nível de qualificações alcançado. Segundo dados do Eurostat, em 2009, cerca de 52% dos jovens da UE que abandonaram precocemente a escola encontravam-se desempregados.

 

Carlos Coelho congratulou-se "com o facto de termos vindo a assistir a um contínuo decréscimo da taxa de abandono escolar" mas mostrou-se preocupado com o facto de "mais de metade dos Estados-Membros ainda não ter conseguido atingir a meta de 10%, uma vez que na sua grande maioria continuam a ter uma abordagem fragmentada e mal coordenada deste problema" dando o seu apoio à adopção "de estratégias globais e consistentes que deverão ajudar os Estados-Membros a elaborar políticas eficazes de redução do abandono escolar precoce".

 

Carlos Coelho concluiu afirmando que "a redução significativa do número de jovens que abandonam a escola prematuramente é um investimento crucial, não apenas para o seu futuro individual, mas também para a futura prosperidade e coesão social da UE no seu conjunto".