Deputado Silva Peneda aprova Relatório sobre o "Regime transitório que restringe a livre circulação dos trabalhadores nos mercados laborais da UE"

O Deputado Social-Democrata Silva Peneda votou favoravelmente o Relatório Csaba Öry acerca do "Regime transitório que restringe a livre circulação dos trabalhadores nos mercados laborais da UE".

Silva Peneda lembrou que "celebrámos recentemente os 20 anos da adesão de Portugal ao projecto europeu. Logo de início, os trabalhadores portugueses viram limitada a sua liberdade de circulação ao serem confrontados com restrições nacionais impostas por Estados-Membros que receavam uma perturbação dos seus respectivos mercados de trabalho " (...) " Hoje, a história repete-se e são os trabalhadores dos oito novos Estados-Membros oriundos de Leste que passam pelas mesmas amarguras".

O Deputado português votou a favoravelmente este Relatório pois " ficou demonstrado que, tal como em 1986, a migração proveniente  destes países teve efeitos benéficos sobre a economia dos Estados-Membros que decidiram abrir os seus mercados de trabalho e que não subsistem motivos válidos para a manutenção de tais restrições à liberdade de circulação".

Neste contexto, acrescentou ainda que " que são precisamente tais restrições que contribuem para aumentar o trabalho clandestino e a exploração de trabalhadores. Mais do que tudo, trata-se de uma questão de solidariedade para com os novos Estados-Membros".

A terminar, o Deputado do PPE concluiu dizendo que " A UE não pode responder aos desafios mundiais com nacionalismos e proteccionismo de alguns dos seus Estados-Membros. Todos os trabalhadores europeus são necessários para melhorar a competitividade das empresas e aumentar assim o nível de crescimento económico da UE ".