Assunção Esteves debate Comunicação Europeia

Na sessão plenária do Parlamento Europeu, a Deputada do PSD Assunção Esteves interveio no debate sobre o Relatório Herrero-Tejedor relativo ao Livro Branco para a Comunicação Europeia.

Assunção Esteves iniciou a sua intervenção afirmando que "o problema da comunicação entre a Europa das instituições e a Europa dos cidadãos perdura há demasiado tempo sem uma resposta."

Na opinião da Deputada do PSD, "a Europa ainda não formou um centro político capaz de atrair e mobilizar os cidadãos. Capaz de os comprometer neste tempo de mudança". Para Assunção Esteves, as causas estão à vista: "ausência de uma adequada reforma institucional. Prevalência do poder de representação indirecta do Conselho sobre a força de representação directa do Parlamento. Prevalência da burocracia e do mistério dos gabinetes sobre uma verdadeira acção de publicidade e informação."

"Os cidadãos - como lembra o Eurobarómetro - olham as instituições europeias como uma realidade distante, ou mesmo estranha. De algumas, nem conhecem os contornos. A rua está longe dos centros de poder. O sistema político não responde ao ambiente social."

Segundo a Vice-Presidente do PSD, "a verdade é que uma cidadania europeia, transnacional  e cosmopolita, só existe com os impulsos da vontade política. Justamente porque ela não tem a força da espontaneidade das cidadanias nacionais."

"É urgente compreender a importância estratégica dos meios de comunicação de massa generalistas. É urgente incluir nos curricula das escolas, universidades e centros de formação o tema da Europa. É urgente a publicidade institucional nos media. É urgente tomar a sério o trabalho dos gabinetes de informação da Comissão e do Parlamento nos Estados membros."

A terminar, Assunção Esteves afirmou ainda que "é importante não adormecer o projecto constitucional de refundação da Europa. Sem uma reforma institucional séria e sem uma política de informação eficaz, a Europa será um gigante de pés de barro."