Na sua intervenção, o Deputado do PSD lembrou que a Europa mostrou solidariedade para com os países em desenvolvimento ao aprovar até 2012 a ajuda de 7,2 mil milhões de euros para a constituição de um fundo de apoio a esses países no sentido de se prepararem para os desafios das alterações climáticas.
Porém, a Europa tem também de se preocupar com ela própria neste domínio. José Manuel Fernandes alertou, por isso, o Comissário designado para o facto de a Europa não poder perder competitividade enquanto protege o ambiente.
Para isso, José Manuel Fernandes considera urgente que os investimentos na investigação científica, inovação, projectos-piloto, sejam desde já reforçados, o que tem implicações no orçamento e no quadro financeiro plurianual. De seguida perguntou ao comissário se este se revia nesta posição, ao que este respondeu, concordando, mas afirmando que pretende "resultados objectivos na investigação científica."
O Parlamento Europeu está a realizar um conjunto de audições públicas com os 26 candidatos a comissários europeus propostos pelos Estados-membros. A equipa de comissários, que será liderada por Durão Barroso, terá de ser aprovada pelos eurodeputados.
Os candidatos a comissários respondem durante três horas às perguntas dos eurodeputados das comissões parlamentares de cada pasta, sendo avaliados os seus conhecimentos específicos e a competência na sua área, incluindo o seu compromisso para com o projecto europeu, independência e capacidades de comunicação.