A visita que terá lugar às 19.00 de hoje será feita por Jacques Barrot e Carlos Coelho e servirá para avaliar no terreno o estado dos trabalhos de preparação do SIS-II.
Recorde-se que a segunda geração do SIS (o SIS-II) devia já estar em funcionamento desde 2007 e a nova data que foi apontada é, agora, Setembro de 2009. Esta segunda geração permitirá mais funcionalidades (como a introdução de dados biométricos e a pesquisa inteligente e articulada dos alertas) aumentando a segurança no Espaço Schengen e permitindo um melhor controlo das fronteiras externas.
Ainda há um mês, na aprovação de dois Relatórios seus sobre a matéria, Carlos Coelho tinha-se manifestado apreensivo com os atrasos neste projecto e avançou, pela primeira vez em público, a suspeita que uma vez mais o prazo fixado venha a ser desrespeitado. Ver aqui
Na sequência desta visita Carlos Coelho admite, se vir necessidade, convocar uma Audição Parlamentar no Parlamento Europeu para apurar responsabilidades num projecto que vem sofrendo atrasos sobre atrasos e cuja necessidade cresce de dia para dia.