Carlos Coelho nomeado relator do Sistema de Informação Schengen

Carlos Coelho vai liderar a reforma do Sistema de Informação Schengen (SIS), a maior base de dados europeia para controlo de fronteiras e combate ao crime.

Carlos Coelho salientou a “inegável importância do SIS para a segurança dos nossos cidadãos. Veja-se o caso português: só em 2016, mais de 400 pessoas foram impedidas de entrar em Portugal por terem alertas no sistema”.

O Deputado do PSD lembrou também que “precisamos de mais cooperação e melhor informação para respondermos aos novos desafios que se colocam à nossa segurança, como os jihadistas europeus recrutados pelo Estado Islâmico. Portugal, como recentemente identificou o Conselho de Segurança Interna, pode ter um risco acrescido aqui. Vai ser possível encontrar suspeitos de crime utilizando apenas impressões digitais ou, em casos limite, ADN”.

O Eurodeputado concluiu lançando um aviso: “em vez de falarmos tanto em novos sistemas, altamente custosos, de discutível mais-valia e que só na próxima década poderão estar a funcionar, temos de nos centrar no SIS, o maior, mais usado e melhor implementado sistema de informação da União e que já contribuiu hoje para mais segurança”.