Carlos Coelho preocupado com Reino Unido

A Task Force do Parlamento Europeu para Schengen, presidida por Carlos Coelho, debruçou-se sobre o acesso do Reino Unido ao Sistema de Informação Schengen. Os deputados foram informados sobre a avaliação em curso, no âmbito do Mecanismo de Avaliação Schengen.

Carlos Coelho considerou que “as informações que recebemos indiciam problemas. A extensão e gravidade não são ainda claras. Atendendo às negociações para o Brexit e a futura relação do Reino Unido com a União no âmbito da segurança, estas primeiras informações preocupam ainda mais a Task Force”.

O Deputado ao Parlamento Europeu sublinhou que “tomaremos mais diligências internamente, nomeadamente com a equipa negocial do Parlamento Europeu para o Brexit, mas também junto da Comissão e da Presidência Búlgara”.

O Reino Unido tem acesso parcial e provisório ao Sistema de Informação Schengen. Acede apenas aos alertas de polícia e não aos relativos às fronteiras e aos imigrantes ilegais. Por não fazer parte do espaço Schengen, o seu acesso é também provisório e necessita de ser confirmado. Para tal, é essencial que o Mecanismo de Avaliação Schengen produza um parecer positivo.

Saiba mais sobre o Sistema de Informação de Schengen e o Mecanismo de Avaliação de Schengen aqui e aqui.