O Deputado do PSD Carlos Coelho afirmou hoje, em Estrasburgo, que "na última semana de Outubro houve quem não compreendesse e criticasse a sua decisão de adiar o voto sobre a Comissão Europeia. Está de parabéns o Presidente Durão Barroso porque tinha razão e porque hoje ela é, por todos, reconhecida".
No debate sobre a Comissão Europeia, Carlos Coelho defendeu que "o ideal europeu, o processo comunitário obrigam a um relacionamento eficaz entre a sua Comissão e este Parlamento. O Presidente Durão Barroso chamou a isso, e bem, de 'cumplicidade positiva'. É do nosso interesse comum e devemos construí-la permanentemente".
Dirigindo-se a Durão Barroso, o Deputado social democrata afirmou: "o senhor deu o sinal nestas semanas. Cabe-nos a nós, agora, dar-lhe o nosso sinal com uma votação expressiva na Comissão a que preside.
Com efeito, disse Carlos Coelho, precisamos de uma Comissão forte com autoridade e legitimidade. Os desafios que temos à nossa frente a isso nos obrigam ".
Carlos Coelho afirmou ainda contar com Durão Barroso e "com a sua Comissão para defender o espírito comunitário. Contamos convosco para reforçar a Coesão Económica e Social. Não haverá projecto comum com o aumento das desigualdades e assimetrias.
Contamos convosco para que os recursos financeiros sejam adequados. Não é coerente pedirmos mais responsabilidades e tarefas à Comissão e não atribuirmos os correspondentes meios.
Contamos convosco para que seja valorizada a diversidade cultural e linguística. O projecto europeu enriquece-se com a valorização da identidade cultural de cada um dos seus povos e com a possibilidade de cada cidadão, na sua própria língua, receber informação e interagir com as instituições europeias.
Contamos convosco para que haja um impulso novo que aproxime a Europa dos cidadãos pondo cobro ao défice de informação e de participação no processo democrático europeu ".
Sublinhando que não se exprimia "sobretudo como colega de partido mas como português e europeu" Carlos Coelho afirmou que é como português e europeu empenhado e convicto que deseja a Durão Barroso e à sua Comissão "o maior dos sucessos. Bom Trabalho e Boa sorte !"