O Primeiro-ministro búlgaro apresentou hoje as prioridades para a Presidência Búlgara na sessão plenária do Parlamento Europeu em Estrasburgo.
Carlos Coelho, a propósito deste debate, lembrou que “no topo da agenda da Presidência estarão duas prioridades que acompanho de perto: o Sistema Europeu Comum de Asilo e o Sistema de Informação Schengen”.
O Deputado ao Parlamento Europeu sublinhou que “a nova Agência Europeia para o Asilo é o hardware do Sistema Europeu Comum de Asilo. A sua aprovação irá garantir que as mudanças, muito necessárias, na política europeia de asilo são implementadas. Ao longo dos últimos seis meses a Presidência estona não desbloqueou o dossier, apesar do trabalho estar praticamente finalizado. Será inaceitável que o Conselho mantenha sequestrada a nova agência!”.
O Deputado Social-Democrata relembrou ainda que “o Sistema de Informação de Schengen é a maior base de dados europeia para controlo de fronteiras e combate ao crime. Contrariamente a outras medidas, providencia já hoje segurança aos europeus. O nosso objetivo é adaptá-lo rapidamente aos novos desafios. Como já tive oportunidade de expressar à Presidência Búlgara, é minha convicção que conseguiremos fazê-lo nos próximos seis meses”.
Carlos Coelho desejou, por fim, “o maior dos sucessos à Bulgária, naquela que é a sua primeira presidência do Conselho. Estou seguro que levará a cabo um bom trabalho”.
Carlos Coelho é o relator do Parlamento Europeu para a reforma do Sistema de Informação Schengen (SIS), como pode consultar aqui; e negociador pelo PPE para a nova Agência Europeia do Asilo.