O Deputado do PSD João de Deus Pinheiro felicitou O Presidente da Comissão José Manuel Durão Barroso pela "sua intervenção ágil e inteligente".
No debate de investidura da Comissão Europeia, João de Deus Pinheiro começou por recordar que Durão Barroso em anterior intervenção afirmara "que faria as modificações necessárias e suficientes para que pudesse soerguer uma Comissão credível e, sobretudo, que pudesse trabalhar em parceria com o Conselho e em cumplicidade e parceria com o Parlamento".
João de Deus Pinheiro considerou que Durão Barroso "conseguiu criar o clima necessário para que essa parceria indispensável possa acontecer. Indispensável, acrescentou João de Deus Pinheiro, porque, não tenhamos ilusões, o que a opinião pública e o Parlamento Europeu esperam da nova Comissão é uma visão clara e uma acção de orientação nítida sobre a Estratégia de Lisboa, sobre as relações transatlânticas, sobre as Perspectivas Financeiras, para já não falar no alargamento ou na negociação com a Turquia. Em suma, esperam que finalmente tenhamos uma Comissão com uma visão, uma Comissão audaz e com objectivos, capaz de trabalhar com o Conselho e com o Parlamento".
João de Deus Pinheiro afirmou que Durão Barroso "reúne as condições pessoais e a Comissão com as características suficientes para fazer da próxima Comissão uma grande Comissão para a Europa e que nos honrará a todas as três instituições".