Nuno Teixeira a favor de uma Estratégia para o Turismo na Madeira e nas Regiões Ultraperiféricas

Em pergunta escrita à Comissão Europeia, Nuno Teixeira defende a importância de potencializar as Regiões Ultraperiféricas, "tirando partido dos seus recursos para a dinamização da indústria do turismo e dos demais sectores de actividades conexas".

 

Após o Tratado de Lisboa, a política do turismo passou também a ser uma área da responsabilidade da União Europeia, na qual devem ser promovidos incentivos à competitividade das empresas no sector e acções complementares às iniciativas nacionais, regionais e locais.

 

"As Regiões Ultraperiféricas, como refere o Deputado, em razão das suas características especiais, têm um estatuto especial que permite a adopção de medidas específicas no seio da União Europeia para atingir o seu desenvolvimento regional. Estas medidas devem, por isso, desde a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, abranger também o sector do turismo".

  

Nuno Teixeira insiste ainda sobre a necessidade de definir como se efectuará a coordenação entre as entidades europeias, regionais e empresariais para garantir o êxito da Estratégia proposta.