PE debate incêndios e inundações na Europa

O Deputado Europeu do PSD, Prof. João de Deus Pinheiro afirmou hoje, em Estrasburgo, que "calamidades como os incêndios ou as cheias são virtualmente imprevisíveis mas é crucial que todos possamos unir esforços, antes de mais para prevenir e depois, para tentar remediar".

Num debate do Parlamento Europeu sobre os incêndios florestais deste Verão no sul da Europa e das inundações no centro da Europa, João de Deus Pinheiro, um dos autores, em conjunto com um Deputado espanhol e uma Deputada francesa, da proposta de resolução do PPE, defendeu que "a cooperação europeia neste campo pode e deve ser um exemplo para o cidadão comum das vantagens de uma acção europeia.

Saibamos também aqui, acrescentou, demonstrar com o exemplo vivo da cooperação e da solidariedade que a União dos Europeus, a nossa União, não é apenas retórica política. Mas é também desta forma que se pode e deve construir a Europa ".

Relembrando as imagens ainda recentes do Tsunami no Sueste Asiático e do furacão Katrina nos Estados Unidos, João de Deus Pinheiro disse que na Europa "temos, apesar de tudo, sido poupados a essas catástrofes maiores que martirizam centenas de milhares de pessoas. Mas, para quem vê desaparecer pelo fogo ou pela água todos os seus haveres ou modo de ganhar a vida, os incêndios ou inundações têm uma escala de relevância inultrapassável".

João de Deus Pinheiro afirmou ainda que visitou "alguns dos locais afectados em que, na sequência de uma seca sem precedentes nas últimas quatro décadas, em todo o país arderam serras e reservas naturais. Os cenários foram dantescos e passaram nas televisões de todo o mundo. Mas, disse, o Deputado social democrata, o "dia seguinte" não é menos aterrador".