A Deputada do PSD Regina Bastos defendeu, em Estrasburgo que "as empresas têm obrigações para além do objectivo legítimo da maximização dos lucros e que à estratégia europeia para o desenvolvimento sustentável, adoptada na Cimeira de Gotemburgo, deve associar-se a Responsabilidade Social das Empresas".
Para Regina Bastos, "as PME´s e grandes multinacionais, têm, hoje, que consciencializar-se que o seu sucesso passa pelo desempenho responsável tanto ao nível ambiental e do respeito pelos direitos fundamentais, como da promoção da coesão social.
É um dado adquirido, acrescentou, que a responsabilidade social e ambiental reforça a competitividade. Assim a Responsabilidade Social das Empresas deve ser apoiada e incentivada e divulgadas as boas práticas, envolvendo empresas, parceiros sociais e instituições de ensino e formação".
Regina Bastos destacou a importância :
- "de incluir as questões relativas ao género nos princípios da RSE, nomeadamente a promoção do empresariado feminino e a conciliação da vida profissional e privada;
- do papel do Fórum Multilateral sobre a RSE, que permitirá ouvir todos os parceiros e ajudar a definir os limites e os desafios colocados às empresas e partilhar boas práticas ;
- do rótulo ecológico europeu como garantia de qualidade para consumidores e empresas, pois os consumidores valorizam crescentemente a RSE nas decisões de compra".
Regina Bastos defendeu ainda o "envolvimento do Parlamento Europeu neste processo, nomeadamente na reunião final do Fórum e nas trocas de informação entre as instituições".