Segurança das Fronteiras: Portugal no pelotão da frente

O Relator do Parlamento Europeu para a Reforma do Sistema de Informação de Schengen (SIS), o Deputado Carlos Coelho, reuniu em Portugal com a Secretária-Geral do Sistema de Segurança Interna, com o Gabinete SIRENE português (Supplementary Information Request at the National Entry) e com a Diretora Nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). O Deputado ao Parlamento Europeu, que preside à Task Force para Schengen, visitou ainda o aeroporto de Lisboa, a cópia nacional do SIS e a sede nacional do SEF.

No Gabinete Sirene, Carlos Coelho assinalou que “a eficácia do SIS está em larga medida associada ao empenho de cada Estado-Membro. Em Portugal, o Gabinete SIRENE leva a cabo uma ação exemplar, que muito deve às nossas forças de segurança (PJ, PSP, GNR e SEF) e que em nada é alheio a atividade da Secretária-geral de Segurança Interna.

Já no aeroporto de Lisboa, onde visitou, entre outras, as fronteiras externas aéreas, o Deputado do PSD sublinhou que “a prontidão das fronteiras aéreas nacionais é notável. Estamos a implementar as mais recentes alterações à legislação Schengen com grande eficácia, e temos assegurado o controlo de todos quanto atravessam a nossa fronteira externa, incluindo cidadãos comunitários”.

O Deputado ao Parlamento Europeu considerou ainda que “Portugal, através do SEF, tem garantido um lugar no pelotão da frente no desenvolvimento de novas tecnologias para o controlo de Fronteiras.” E acrescentou que “o SEF, como já referi por diversas ocasiões, é uma polícia notável. A sua experiência, independência e capacitação são essenciais para a segurança dos Portugueses e, por via do espaço Schengen, para a livre circulação em segurança de todos os Europeus.