O Deputado do PSD ao Parlamento Europeu, Sérgio Marques, liderou uma delegação composta por representantes dos sectores de gestão, abastecimento e tratamento de águas, numa visita a Veneza (Itália), a convite da autoridade local de gestão da água, o "Magistratto Alle Acque" e o maior consórcio de tratamento de águas e consultoria ambiental de Veneza, o "Consorcio Venezia Nuova", com o objectivo de promover o intercâmbio de melhores técnicas e projectos de cooperação nesta área.
Na comitiva, de convidados escolhidos pelo Eurodeputado figuravam a Eng. Alexandra Serra (Directora de Engenharia das Águas de Portugal), o Eng. Rui Raposo Rodrigues (Director de Recursos Hídricos do Instituto da Água) e o Eng. José Pimenta de França do IGA (Instituto de Gestão da Água - Madeira).
Ao longo de dois dias os representantes da delegação portuguesa conheceram os métodos que estão a ser aplicados em Veneza, que conta com graves problemas na qualidade das águas da lagoa onde se encontra, provocados pela falta de espaço disponível para instalações e pela dificuldade em implementar estações de tratamento centralizadas dadas limitações do sistema de saneamento.
Foi abordada a possibilidade de estabelecer projectos de cooperação com o consórcio, que apresentou várias estações com diferentes métodos de tratamentos de águas com elevada eficiência e um projecto, que impressionou pela positiva e que permite tratar com muita eficiência e a baixo custo, águas de saneamento, e solucionar dois problemas ao mesmo tempo: a falta de espaço (é um sistema que permite tratamento submarino) e excesso de afluência de águas às estações de tratamento (por vezes, em horas de pico ou em caso de chuvas ou cheias, as estações de tratamento recebem mais água que aquela para que foram dimensionadas).