Sérgio Marques sublinha importância do turismo para as Regiões Ultraperiféricas

O Deputado do PSD Sérgio Marques afirmou no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, que "o  sector do turismo representa, na União Europeia,  cerca de dois milhões de empresas , essencialmente PMEs, contribuindo com cerca de 5% para o PIB e emprego. Este sector constitui, assim, acrescentou,  um instrumento importante para alcançar o objectivo da Cimeira de Lisboa de transformar a Europa numa região de pleno emprego, com uma economia dinâmica e competitiva, em especial no que se refere às regiões com atrasos de desenvolvimento, nomeadamente, as regiões ultraperiféricas".

Usando da palavra, num debate no Plenário do Parlamento Europeu, sobre o futuro do turismo europeu, Sérgio Marques, enquanto Deputado eleito por uma região ultraperiférica, a Região Autónoma da Madeira, centrou a sua intervenção em três pontos que dizem directamente respeito às regiões ultraperiféricas.

Em primeiro lugar, Sérgio Marques sublinhou "a importância do turismo enquanto impulsionador da actividade económica das Regiões Ultraperiféricas, constituindo um meio de combate aos atrasos de desenvolvimento. Este sector representa, nestas regiões, a primeira actividade em termos de riqueza gerada contribuindo, em larga medida, para o desenvolvimento das mesmas e o consequente esforço de aproximação às regiões mais desenvolvidas da U.E..  É pois essencial a valorização do papel do turismo e do potencial de desenvolvimento económico que este representa.

É crucial, advertiu, não esquecer que estas regiões não podem ficar monodependentes do turismo, actividade cuja vulnerabilidade é de todos sabida. Importa, por isso, apoiar o esforço de diversificação económica, fazendo uso das possibilidades previstas no artigo 299 n°2 do Tratado da União.

Por outro lado, convém sublinhar que o sector se caracteriza por ser de utilização de mão-de-obra,  a qual se quer cada vez mais qualificada, sendo pois essencial um esforço na formação profissional como meio de melhorar a qualidade dos serviços prestados, a qual pode e deve passar pela utilização das possibilidades oferecidas pelo Fundo Social Europeu".

Em segundo lugar, o Deputado madeirense sublinhou "a necessidade do desenvolvimento de infra-estruturas de transporte eficientes e sustentáveis, tendo em vista um mais fácil acesso a regiões afastadas, como sejam as regiões insulares.  O aumento dos fluxos turísticos e o consequente desenvolvimento do sector dependem de medidas de facilitação da acessibilidade as quais, aliadas a uma correcta política de promoção e valorização dos recursos ambientais, históricos e culturais, podem constituir um instrumento de crucial importância no desenvolvimento dessas regiões".

Em terceiro lugar, Sérgio Marques  realçou "a especial sensibilidade e riqueza ambiental de territórios como as RUPs, a qual, se por um lado é factor determinante de atracção turística, exige, por outro lado, um turismo sustentável. A não ser assim, será o próprio desenvolvimento económico e turístico destas regiões que a médio prazo ficará irremediavelmente comprometido".

Sérgio Marques enfatizou ainda "o potencial de desenvolvimento económico que o turismo pode representar, devendo fazer parte de um projecto de desenvolvimento integrado, com a participação activa das Instituições europeias, dos Estados Membros, das Regiões e de todos os sectores intervenientes".