O Deputado do PSD José Silva Peneda afirmou hoje, em Estrasburgo, que "com a revisão da "Estratégia de Lisboa" criam-se as condições prévias imprescindíveis para os Estados-Membros fazerem da Estratégia de Lisboa uma história de sucesso. Hoje em dia, para muitos cidadãos europeus, a Estratégia de Lisboa pode parecer utópica. Também nos anos 80, muito poucos acreditavam no sucesso do Mercado único e da moeda única. Desejo o mesmo sucesso para a Estratégia de Lisboa".
Para Silva Peneda, "com base no cenário realista traçado pelo relatório intercalar Wim Kok, a Comissão Europeia decidiu rever os objectivos da Estratégia de Lisboa, tendo redefinido as prioridades fixadas em 2000, com base nas preocupações actuais dos cidadãos europeus: o crescimento e emprego".
Silva Peneda defendeu que com esta revisão, "ficam identificados os responsáveis de cada medida, fixam-se prazos concretos e criam-se condições para a avaliação dos progressos. A execução passa agora por um Programa Nacional Único e pela designação de um "Senhor Lisboa" em cada Estado-Membro, responsável pelo acompanhamento das acções da Estratégia de Lisboa e pela simplificação dos métodos de avaliação".
O Deputado social democrata sublinhou que "a Estratégia de Lisboa depende agora da capacidade e do empenho dos Estados-Membros para realizarem reformas estruturais profundas".