O Deputado do PSD José Silva Peneda declarou hoje, em Estrasburgo, que "a União Europeia está numa fase onde um conjunto de importantes reformas são necessárias, com vista a assegurar o desenvolvimento do modelo social que faz parte integrante do nosso património civilizacional".
Numa declaração, após o voto de investidura da Comissão Europeia, Silva Peneda defendeu que "para continuar a identificar-se como um projecto de paz, a Europa tem de crescer economicamente, tem de ser capaz de criar mais emprego, tem de assumir um desenvolvimento sustentável, tem de exibir no seu seio sinais de maior coesão social e territorial e tem de desempenhar um papel muito mais relevante na cena internacional e na luta contra o terrorismo.
Este conjunto de objectivos, disse Silva Peneda, obriga à adopção de políticas muito activas por parte da União Europeia e dos Estados Membros ".
Neste enquadramento, Silva Peneda sublinhou que "a Comissão precisa de uma coordenação que seja capaz de liderar as reformas a levar a cabo, num quadro de compromissos com diferentes forças políticas representadas no Parlamento Europeu".
Reconhecendo em José Manuel Durão Barroso "o espírito reformista e as qualidades de liderança que, nestas circunstâncias, o órgão executivo da União Europeia bem precisa", Silva Peneda acrescentou que a coincidência de se tratar de um compatriota que irá chefiar a Comissão Europeia dá ao seu voto um sentido de grande orgulho.