Decidir bem !

30 de Abril, 2004

O Primeiro Ministro disse-o, sem papas na língua: 2004 é um ano crucial.

É o ano do maior alargamento da História da UE, da Conferência Intergovernamental que vai aprovar a Constituição europeia, da constituição da nova Comissão Europeia e da eleição do Parlamento Europeu. Um ano crucial onde importa decidir bem.

Decidir bem sobre o alargamento. A Europa de 15 passa para 25 mas não cresce apenas em número de países e de habitantes. Cresce em termos de assimetrias e de problemas por resolver. Reduzir os recursos financeiros como alguns pretendem, significaria sufocar as políticas de coesão e sacrificar o espírito comunitário.

E decidir bem na CIG, aprovando um Tratado Constitucional que mantenha o princípio da igualdade entre os Estados e esteja à altura das ambições que queremos para a Europa.

Constituir uma Comissão com força, autoridade, competência e isenção. Uma Comissão que dê um novo impulso ao projecto europeu, desejavelmente presidida por um português.

E no Parlamento Europeu, quem tem de decidir são os eleitores. Esperamos que da sua decisão resulte não apenas a negação dos apóstolos da abstenção ou do voto em branco, como o manifesto do apoio ao trabalho que, em nome de Portugal, temos vindo a realizar nas instituições europeias. 2004 é, pois, um ano para decidir... bem !