Fiquei chocado com a proposta da Comissão Europeia

22 de Abril, 2015

RÊS PERGUNTAS A...  
 
CARLOS COELHO  
 
Eurodeputado do PSD  
 
"Fiquei chocado com a proposta da Comissão Europeia"  
 
A UE não se pode limitar a assumir medidas repressivas contra os migrantes, defende CARLOS COELHO.  
 
- Porque é difícil uma posição comum da UE nesta crise?  
 
- Devido à indefinição jurídica, onde as fronteiras europeias são vigiadas pelos próprios Estados-membros, à falta de solidariedade de alguns países para com o Sul da Europa, que recebe os migrantes, e aos receios causados pela subida dos movimentos xenófobos de extrema-direita. Também existe uma falta de meios financeiros a nível comunitário, já que o orçamento europeu é de apenas 0,95% do PIB dos Estados-membros.  
 
- Como analisa a proposta de Bruxelas?  
 
- Fiquei chocado. Quase todos os pontos são repressivos. O que me chocou mais foi ver que o caderno repete as intenções de um programa aprovado pela Comissão em Dezembro de 2013. Se o novo plano é tão semelhante, resta saber o que foi feito entre essa data e agora. Para ter sido repetido, o que se deve retirar é que não fizeram nada. Acho que é mal olhar para, isto com uma lógica policial, não resolve o problema. Sim, temos de combater os traficantes, e a situação só melhorará quando os países de origem dos migrantes se organizarem e houver paz. Mas até então, a prioridade deve ser a de salvar vidas.  
 
- Que resultado espera da cimeira extraordinária?  
 
- Espero que a reunião vá muito mais longe do que estes pontos cansados e limitados propostos pela Comissão Europeia e pelos ministros dos Negócios Estrangeiros.  
 

 

Download do documento