Lançado Dicionário de Termos Europeus em Português

22 de Fevereiro, 2006

Dicionário de termos europeus em português

Foi lançado dia 2 de Fevereiro, o primeiro dicionário português de Termos Europeus, numa cerimónia com a presença do Presidente da República no Centro Jacques Delors, em Lisboa.

Porquê um dicionário de termos europeus?

Porque há claramente um défice de informação dos cidadãos europeus em relação aos temas da União Europeia. Nesta obra poderá encontrar de uma forma organizada e com linguagem simples a resposta a grande parte das questões que possam surgir acerca da linguagem comunitária, ou seja como falar "europês".

A quem se destina?

A toda a gente. Deste o mais desinteressado cidadão comum aos dirigentes partidários, autarcas, Deputados, estudantes, dirigentes sindicais, professores, funcionários públicos, trabalhadores por conta de outrem, economistas, médicos, engenheiros, advogados, entre muitos outros.

Em que lhe pode ser útil?

O dicionário tanto poderá ser utilizado na perspectiva de quem procura aprender mais sobre a Europa e então lê-lo do princípio ao fim, como poderá ser utilizado como livro de consulta para esclarecer dúvidas que possam surgir no quotidiano de cada um. Convém tê-lo porque nunca se sabe quando nos fará falta.

Quantos são os termos definidos?

Poderá encontrar 500 entradas neste dicionário, num total de 370 páginas. No final encontrará também uma breve cronologia do projecto Europeu com todas as datas relevantes do processo de construção europeu.

As siglas também estão definidas?

Sim, mas além das siglas poderá encontrar definições de conceitos, de princípios, de tipos de decisão, de procedimentos, de instituições, de políticas comunitárias, de gíria europeia, breves biografias de alguns líderes europeus ligados ao processo de construção europeu, entre muitos outros.

Quem são os autores ?

As pessoas que participaram neste trabalho estão ou estiveram directa ou indirectamente ligados ao PSD, entre os quais podemos encontrar antigos e actuais Deputados ao Parlamento Europeu ou à Assembleia da República, anteriores membros do Governo, Autarcas, Professores Universitários e Técnicos das instituições europeias, num total de 38 pessoas.

Pelas suas diferentes experiências ao nível dos assuntos comunitários foi possível abordar um conjunto bastante diversificado de termos das diferentes áreas temáticas da Europa.

Quanto custa e onde poderá ser adquirido?

Cada exemplar tem um preço de capa de 15 euros. Os autores cederam os seus direitos para a Casa do Gaiato, tendo assim colaborado gratuitamente na feitura do dicionário, ajudando simultaneamente uma das instituições sociais de referência existente no nosso país.

Poderá adquiri-lo em qualquer livraria tradicional, pois a obra é editada e distribuída pela Aletheia Editores e encontra-se já disponível nos locais habituais de venda de livros.

O que se disse sobre o Dicionário?

Carlos Coelho afirmou que "constatar e reclamar do afastamento entre os cidadãos e a construção europeia tornou-se já um lugar comum" e sublinha que "com a criação da cidadania europeia, os portugueses são hoje, também, cidadãos europeus, mas a verdade é que não há exercício da cidadania sem participação e não pode haver participação quando não há informação".

Reconhecendo que falta informação sobre a Europa e que o "europês" não ajuda a decifrar parte da escassa informação que ainda se recebe, Carlos Coelho afirmou ter este trabalho ter resultado da necessidade de, numa maneira simples, "esclarecer o que é importante sobre a Europa".

Salientando que "a Europa foi e é, para muitos portugueses, o desafio de uma geração", Carlos Coelho afirma que a Europa "é uma enorme democracia com órgãos próprios e onde temos de fazer valer a nossa influência: onde temos de participar.

E só o podemos fazer, acrescenta o Deputado, com eficácia, com organização, com trabalho e com inteligência, compreendendo o que é verdadeiramente importante e fundamental, e sabendo exactamente do que se fala quando é invocado o princípio da subsidiariedade, a coesão económica e social, o primado do direito comunitário ou o acervo de Schengen...".

Veja fotos da cerimónia do lançamento em:

Clique para ver as fotos