Menos Europa ?

15 de Maio, 2005

Não é possível termos mais Europa com menos dinheiro” afirmou o Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, logo secundado pelo Presidente do Conselho, Jean-Claude Juncker.

O debate sobre as perspectivas financeiras (2007-2013) não parece muito promissor. Os países mais ricos querem limitar o orçamento comunitário a 1% do PNB, ou seja, menos do que o orçamento actualmente em vigor.

Entretanto, a Europa alargou-se a mais 10 Estados-Membros e definiu novas metas e ambições.

É necessário aumentar o orçamento comunitário e não reduzi-lo. Reduzi-lo significaria sacrificar a política de coesão.Nesta sofreguidão, os mais ricos não hesitam em jogar também nos critérios.

Tentam, por exemplo, canalizar a grande fatia das ajudas no âmbito da Investigação & Desenvolvimento para os grandes projectos sediados nos maiores Estados-Membros. José Silva Peneda, com ironia, chama-lhe o “Fundo de Coesão dos Ricos”.

Temos feito tudo o que está ao nosso alcance para que o Parlamento Europeu esteja do lado que interessa a Portugal. É essencial que o Conselho também esteja. E isso cabe ao Governo português.

Um mau resultado seria negativo para Portugal e enfraqueceria o projecto europeu.