Na primeira linha

30 de Abril, 2001
Quando a Administração de George Bush decidiu não respeitar os compromissos que os Estados Unidos tinham assumido em Quioto, o mundo explodiu em protesto.

Muitas vezes nestas questões, Portugal dá provas da sua perificidade. Não foi assim no Parlamento Europeu.

Na primeira linha do debate esteve um português, do PSD: Jorge Moreira da Silva, o Relator do PE para as alterações climáticas e Chefe da Delegação à Conferência das Nações Unidas.

A excelente Resolução que o Parlamento Europeu aprovou (e que Carta da Europa não publica apenas devido à sua extensão) teve o Deputado português como primeiro subscritor.

Na Comissão do Ambiente, no Plenário, junto da Comissão Europeia e da presidência do Conselho, Jorge Moreira da Silva marcou posição e foi claro na crítica à Administração americana e na afirmação de que Quioto deve ser prosseguido com ou sem os EUA.

Mas o mais importante foi o Plano de Estratégia que propôs ao Conselho e à Comissão e que Carta da Europa divulga nas páginas centrais. Foi apresentado às instituições europeias e divulgado em Lisboa numa Conferência de Imprensa que, infelizmente, não mereceu grande atenção da comunicação social portuguesa. Mas já nos vamos habituando que as questões europeias, e sobretudo o Parlamento Europeu, estão longe de constarem da primeira linha das atenções dos nossos media.