Um primeiro passo

28 de Fevereiro, 2003

Na Cimeira de Joanesburgo sobre Desenvolvimento Sustentável promovida pelas Nações Unidas foi pela primeira vez estabelecida uma ligação entre os objectivos da erradicação da pobreza e o da protecção do meio ambiente.

 

Para esse facto muito contribuiu a União Europeia e, de forma particular, a delegação do Parlamento Europeu presidida pelo Deputado Jorge Moreira da Silva.

 

Muito embora as divergências tenham sido fortíssimas sobretudo em matérias ligadas à regulamentação do mercado internacional e à subsidiação de produtos agrícolas, a verdade é que os contrastes de riqueza não deixam de envergonhar o nosso modelo de desenvolvimento.

 

Vivemos numa Europa com 350 milhões de habitantes onde também há pobreza mas onde a riqueza média contrasta com um mundo onde 2.500 milhões de pessoas não têm acesso a água potável, 2.000 milhões não têm energia eléctrica e onde 1.000 milhões de pessoas vivem e morrem em situações de pobreza extrema.

 

Vivemos num mundo onde apenas 1% da população detém 57% da riqueza do planeta.

 

Em Joanesburgo fixaram-se objectivos quantificados e prazos para a erradicação da pobreza extrema e para a promoção do acesso à água potável e ao saneamento.

 

É um primeiro passo !

Na boa direcção !