Um salto para onde ?

31 de Outubro, 2001
No passado dia 19 de Outubro reuniu, em Gand, o Conselho Europeu, em Sessão informal, para acompanhar a introdução do Euro, preparar o Alargamento da UE e debater o futuro da União com vista à preparação da Cimeira de Laeken (14.Dez).

Laeken terá em cima da mesa a confusão que se abateu sobre Nice onde foi a própria Cimeira que fechou o Acordo a tomar consciência das suas insuficiências e debilidades.

Com efeito, em Nice iniciou-se o chamado processo pós-Nice, convocando uma nova CIG para 2004 e convidando a Sociedade Civil para um debate que deverá ser iniciado na Cimeira de Laeken.

Os propósitos são judiciosos: "melhorar e acompanhar permanentemente a legitimidade democrática e a transparência da União e das suas instituições, por forma a aproximá-las dos cidadãos dos Estados-Membros".

Mas o que parece claro é que há quem pretenda acelerar o passo e dar um salto em frente quando o Tratado de Nice não está sequer adquirido e não se sabe como se vai concluir o processo da sua ratificação (já se conhecendo a recusa da Irlanda). Parece um pouco precipitada esta fuga para a frente.

Parece que alguns preferem especular virtualmente sobre desenhos institucionais mais ou menos complexos em vez de assentar os pés na terra e responder ao que os europeus esperam da sua Europa... Querem dar o salto em Laeken, mas salto para onde ?