Carlos Coelho contra o desperdício de alimentos

O Parlamento Europeu aprovou hoje, em Estrasburgo, uma Resolução sobre os desequilíbriosna cadeia de abastecimento alimentar, que contou com o apoio do Deputado Carlos Coelho.

 

Existem, neste momento a nível mundial, cerca de 925 milhões de pessoas em risco de subnutrição. Na UE, o número de pessoas que vive abaixo do limiar da pobreza eleva-se a 79 milhões, sendo que 16 milhões sobrevivem através da ajuda alimentar que lhes é proporcionada por instituições de beneficência.

 

Para Carlos Coelho "se tivermos em conta que a redução do desperdício alimentar é um passo importante para combater a fome no mundo e melhorar o nível nutricional da população, é inaceitável que quase 50% de alimentos sãos e em condições comestíveis se percam anualmente na Europa, ao longo de todos os elos da cadeia agro-alimentar".

 

Para o social-democrata "há que contrariar a tendência crescente do volume global de desperdício alimentar através da adopção de medidas preventivas adicionais, de orientações gerais e estratégias com vista a melhorar a eficiência e sustentabilidade da cadeia agro-alimentar, contribuindo, assim, para prossecução dos objectivos de Desenvolvimento do Milénio, nomeadamente no que diz respeito à redução da pobreza e da fome em cerca de 50%, até 2015".

 

Por último, Carlos Coelho frisou que o desperdício de alimentos e consequente produção de resíduos alimentares "representa igualmente um problema ambiental e ético, com custos económicos e sociais e implicações no contexto do mercado interno, tanto para as empresas como para os consumidores".