Carlos Coelho defende práticas de excelência na doação de órgãos

O Deputado do PSD Carlos Coelho assinou, em conjunto com Deputados de vários grupos políticos, uma Declaração Parlamentar Escrita sobre "a doação de órgãos".

Encontram-se em lista de espera na União Europeia, mais de 50.000 doentes morrendo em média 13 pessoas por dia devido à escassez de órgãos doados.

A grande escassez de dadores é um problema significativo que afecta mais de metade dos Estados-Membros da UE. Existe um fosso crescente entre a procura e a oferta de órgãos. O número de pessoas que registam a sua vontade de doar ou de garantir que os membros das suas famílias estejam informados acerca dos seus desejos é demasiado reduzido.

Os eurodeputados instam a Comissão Europeia a promover práticas de excelência nesta matéria, ajudar os Estados-Membros cujos sistemas não tenham um bom desempenho e a encorajá-los no intercâmbio operacional transfronteiras de órgãos, promover formação contínua dos coordenadores dos doadores de órgãos e incorporar a questão da doação de órgãos nos programas curriculares nacionais.

Uma Declaração Parlamentar Escrita é um mecanismo que permite, mesmo na ausência de um debate, que mais de metade dos Deputados mandatem o Presidente do Parlamento a exprimir em nome deste, as preocupações que constam no seu texto.