Deputada Regina Bastos apoia Relatório sobre à luta contra as doenças relacionadas com a probreza nos países em desenvolvimento.

O presente relatório merece o meu voto favorável porque evidencia a importância da aceleração da luta contra o VIH/SIDA, a malária e a tuberculose no contexto da redução da pobreza nos países em desenvolvimento.

Estas doenças causam a morte a mais de cinco milhões e meio de pessoas anualmente provocando efeitos destabilizadores sobre a sociedade e comprometendo os esforços e os progressos realizados ao longo de anos no domínio do desenvolvimento social e económico.

O VIH/SIDA, a malária e a tuberculose exigem uma resposta global e coerente cujo custo é muito superior aos recursos financeiros e humanos de que dispõem a maior parte dos países em desenvolvimento. As intervenções neste domínio são do interesse de todos e não devem ser consideradas como uma mera questão de ajuda ao desenvolvimento mas sim como uma contribuição para a melhoria da saúde e a redução da pobreza nos países em desenvolvimento.

Assim deve-se aprovar o Regulamento sobre esta matéria que visa a melhoria geral das prestações de cuidados de saúde e das medidas de prevenção, a redução dos custos dos medicamentos essenciais e a intensificação da investigação.