Carlos Coelho apoiou a criação do Gabinete Europeu de Apoio em matéria de Asilo.
Esta proposta insere-se no quadro dos esforços legislativos envidados pela União, no sentido de criar um Sistema Europeu de Asilo.
Este Gabinete Europeu de Apoio deverá, assim, prestar uma assistência especializada aos Estados Membros e contribuir para a aplicação de uma política europeia comum de asilo coerente e de alta qualidade.
Carlos Coelho afirmou que: " a criação deste novo Gabinete será, sem dúvida, uma mais valia para o reforço da confiança mútua e da partilha de responsabilidades entre os Estados-Membros. Deverá facilitar o intercâmbio de informações, análises e experiências entre eles, organizar acções de formação e desenvolver cooperações concretas entre as administrações encarregadas da análise de pedidos de asilo".
O Deputado social-democrata considerou que "é importante que faça face às divergências significativas no processo de tomada de decisão dos 27 Estados Membros no que diz respeito aos pedidos de protecção internacional e se consiga alcançar uma certa convergência na maneira como os Estados Membros analisam e dão resposta a esses pedidos".
No final, Carlos Coelho concordou que "o financiamento desta nova agência, nas suas primeiras fases, seja assegurado pelas alterações orçamentais necessárias ao Fundo Europeu para os Refugiados".