Na Sessão Plenária em Estrasburgo, o Deputado Carlos Coelho, que presidiu à Comissão especial que investigou as actividades da CIA na Europa, questinou o Presidente da Comissão Europeia sobre a sua disponibilidade para colaborar um vez mais com o Parlamento Europeu.
Durão Barroso reiterou a sua disponibilidade para colaborar com o Parlamento e a fazê-lo com empenho e transparência.
Foi esta a pergunta de Carlos Coelho:
Senhor Presidente da Comissão Europeia:
Nāo vou pedir-lhe que se debruce sobre os problemas da diplomacia norte-americana, que discorra sobre as virtudes e as fraquezas das redes informáticas, que faça um profissão de fé na liberdade de informaçāo nem que comente os vergonhosos apelos à morte de Assange.
Venho dizer-lhe que nāo temos o direito de ignorar as informações que já vieram a público e as muitas mais que ainda virão.
Pedi aos Presidentes das comissões das Liberdades e dos Direitos Humanos para revisitarmos a investigação que este Parlamento fez em 2007 sobre as actividade da CIA na Europa a que tive a honra DE presidir. Na altura prestei-lhe homenagem. A Comissāo Barroso I colaborou e ajudou com assinalável transparência bem ao contrário do Conselho que mentiu e omitiu.
Pergunto-lhe, pois, Sr. Presidente está disponível para voltar a colaborar com o Parlamento Europeu como o fez anteriormente ?