O Deputado Carlos Coelho visita, em Estrasburgo, o Centro Operacional do SIS (Sistema de Informação Schengen).
O Centro Operacional do SIS está classificado como instalação de segurança e depende dos Governos dos Estados-Membros. Foi concedida uma autorização especial ao Deputado Carlos Coelho para entrar nas instalações dada a sua qualidade de Relator do Parlamento Europeu para o desenvolvimento do SIS-II (a segunda geração do Sistema).
O SIS é um sistema de redes informáticas consultadas pelas autoridades policiais e aduaneiras de outros Estados Schengen que reúne cerca de 10 milhões de arquivos referentes a:
- Pessoas procuradas para efeitos de extradição;
- nacionais de países terceiros indicados para efeitos de não admissão num Estado- Schengen ;
- pessoas desaparecidas;
- testemunhas e pessoas notificadas para comparecer perante as autoridades judiciárias;
- pessoas ou veículos a manter sob vigilância.
O SIS é a maior base de dados na Europa, e tem uma função dupla: por um lado, a sua acção repercute-se ao nível da manutenção da ordem pública e da segurança, e por outro, ao nível da emigração dando apoio às medidas tendentes a compensar o facto de existir uma livre circulação de pessoas.
Este sistema pode ser consultado a partir de mais de 50.000 terminais, por milhares de agentes policiais e outros , tais como autoridades responsáveis por questões de emigração e também por pessoal das Embaixadas responsável pela emissão de vistos.
O SIS representa a primeira experiência em termos de intercâmbio em larga escala, de troca de dados, com carácter sensivel, a nível internacional.