Integração de minorias étnicas. Silva Peneda propõe criação de um prémio para escolas

O Deputado do PSD José da Silva Peneda defendeu, em Bruxelas, a criação de um prémio europeu para as escolas que mais se distingam na integração de minorias étnicas.

Silva Peneda presidiu, hoje, a um painel relativo à integração dos membros de etnia cigana no mercado de trabalho europeu, numa conferência promovida pela Comissão Europeia para apresentação do Projecto de Investigação Workaló.

Este projecto, liderado por dois professores da Universidade de Barcelona, foi financiado no âmbito do 5º programa-quadro de investigação e debruçou-se sobre a problemática do povo cigano e as possibilidades da sua inserção no actual mercado de trabalho, tendo contado ainda com a participação de uma equipa portuguesa constituída pela Drª Manuela Marinho e Drª Inês Amaro do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa.

Na sua intervenção, o Deputado Silva Peneda lembrou que "existem cerca de 12 milhões de ciganos em todo o mundo - um milhão e meio na Europa - sendo a minoria étnica com maior expressão na União Europeia".

Silva Peneda sublinhou ainda que "não pode haver sociedade do conhecimento, nem paz e liberdade sem o envolvimento e a participação das minorias étnicas".