A Deputada do PSD Regina Bastos apoiou, no Parlamento Europeu, um relatório que "salienta a necessidade de tornar sistemático o uso do 'gender budgeting' com o objectivo de integrar a perspectiva do género nos processos orçamentais comunitários e nacionais".
O "gender budgeting" implica que, no âmbito das políticas orçamentais, as receitas e as despesas sejam avaliadas e restruturadas em todos os programas e acções a fim de assegurar que as prioridades e necessidades das mulheres sejam tidas em conta com o objectivo final de atingir a igualdade entre homens e mulheres.
Regina Bastos defendeu que "é necessário lançar uma campanha de sensibilização da opinião pública, dos governos e dos parlamentos nacionais através nomeadamente da elaboração de um guia que ilustre os instrumentos e métodos para introduzir a perspectiva do género nos orçamentos públicos".
A Deputada social democrata apoiou ainda "a criação de uma rede europeia de entidades e peritos activos no 'gender budgeting' que se ligarão à rede das comissões parlamentares para a igualdade de oportunidades, o que permitirá o desenvolvimento e a divulgação dos métodos e das boas práticas".