Regina Bastos, Deputada do PSD no Parlamento Europeu, defendeu, em Estrasburgo, que "a igualdade entre homens e mulheres constitui uma missão essencial da União Europeia e que esta tem a obrigação de promover activamente em todas as suas acções".
Neste sentido, Regina Bastos apoiou "a aprovação de um programa de acção comunitário que visa promover as organizações activas ao nível europeu no domínio da igualdade entre mulheres e homens.
Este programa para o período de 2004-2005, num montante total de 2,2 milhões euros, apoiará financeiramente estas organizações através de uma subvenção de funcionamento.
As actividades das organizações a apoiar por este programa, permitirão nomeadamente realizar: acções de sensibilização e divulgação de informações, acções de promoção da conciliação da vida profissional e familiar, a participação das mulheres nos processos decisórios, combate à violência contra as mulheres, aos estereótipos de género e discriminação no local de trabalho e, finalmente, medidas de incentivo à cooperação com organizações de mulheres em países terceiros e de sensibilização para a situação da mulher à escala mundial.
Votei favoravelmente esta recomendação que resulta de um compromisso entre o Conselho e o Parlamento Europeu, sobre a introdução a título excepcional de cláusulas transitórias relativas ao período de elegibilidade das despesas deste programa".