Sérgio Marques defende a coesão económica e social e o apoio à ultraperiferia.

O Deputado do PSD Sérgio Marques interveio, em Estrasburgo, perante o plenário do Parlamento Europeu, por três vezes, no contexto da discussão de três relatórios sobre as políticas de coesão económica e social da U.E. e da concretização do princípio da ultraperiferia.

O Deputado da Região Autónoma da Madeira interveio, pela primeira vez, na qualidade de Relator sobre a aplicação de taxas reduzidas dos impostos especiais de consumo sobre certas bebidas espirituosas produzidas nos Departamentos Ultramarinos Franceses e nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. Este relatório, elaborado por Sérgio Marques, é de particular importância para a Região Autónoma da Madeira, já que permitirá uma redução de 75% do imposto especial de consumo que incide sobre o rum e os licores produzidos e consumidos na Madeira.

Sérgio Marques interveio novamente no debate, na qualidade de orador representante do Grupo PPE, por ocasião da discussão do relatório de iniciativa do Parlamento Europeu que propõe formas de melhorar a gestão da política de desenvolvimento regional e dos Fundos Estruturais.

Por último, o Deputado interveio ainda como orador na discussão do importante relatório da Comissão Europeia sobre a coesão económica e social. Este foi o relatório que abriu a discussão sobre o que poderá vir a ser a política de desenvolvimento regional da U.E. após 2006, já num contexto pós alargamento.