Silva Peneda critica Agenda Social da Comissão Europeia

O Deputado social democrata José Silva Peneda afirmou hoje, em Bruxelas, que "a revisão da estratégia de Lisboa assenta no triângulo competitividade, crescimento e emprego".

A propósito da nova Agenda Social (2006-2010) apresentada pela Comissão Europeia para relançar a componente social da estratégia de Lisboa, Silva Peneda considerou que esta "ficou aquém das legítimas expectativas.

Não merece críticas da minha parte, disse Silva Peneda, a filosofia subjacente de criar um "mercado europeu do trabalho", nem tão pouco o elenco de medidas propostas, tais como a celebração de convenções colectivas de trabalho transnacionais, a promoção do emprego das mulheres, a luta contra a pobreza, ...

A minha crítica é outra. Considero que este instrumento, vago e pouco vinculativo, não é a resposta mais acertada e proporcional à necessidade premente de modernização decorrente dos imperativos de crescimento e competitividade ".

Concretamente, Silva Peneda considera que "a Agenda Social dá pouca importância às economias locais e às PME enquanto factores essenciais ao desenvolvimento económico e do emprego, responsáveis por mais de 90% da actividade empresarial europeia.

Por isso, a sensação que fica é de estar perante um catálogo de boas intenções políticas. Dito de outra forma, apesar de concordar com o diagnóstico, receio que o tratamento recomendado não seja o mais apropriado ".