1. O Euro ...

1. O que é o euro ?

O euro é a moeda única da União Económica e Monetária; Foi adoptado por 11 Estados-Membros da UE em 1 de Janeiro de 1999 : Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos e Portugal. A designação "euro" foi aprovada pelos Chefes de Estado e de Governo na reunião do Conselho Europeu realizada em Madrid em Dezembro de 1995.

2. Qual é a abreviatura oficial do euro ?

A abreviatura oficial do euro é "EUR". Foi registada na Organização Internacional de Normalização (ISO) e será utilizada para todos os fins comerciais e financeiros, tal como o são hoje as expressões "PTE" (escudo português),  "FRF" (franco francês), "DEM" (marco alemão), "GBP" (libra esterlina) ou "BEF" (franco belga).

3. Qual é o símbolo oficial do euro ?

O símbolo da nova moeda única é um E atravessado por duas linhas paralelas em diagonal bem

marcadas, como pode ver na esquerda. Inspira-se na representação da letra grega epsilon, invocando assim o berço da civilização europeia e a primeira letra da palavra "Europa". As duas linhas paralelas representam a estabilidade do euro. Este símbolo do euro distingue-se com muita facilidade e daqui a alguns anos será tão conhecido como o símbolo do dólar ($). Trata-se duma abreviatura bastante prática que estará cada vez mais presente em todos os teclados de computador e máquinas de escrever.

4. Quem atribuiu o nome de "euro" à moeda única europeia ?

No Conselho Europeu de Madrid, realizado em Dezembro de 1995, os Chefes de Estado e de Governo da União Europeia decidiram atribuir o nome de "euro" à moeda única europeia.

5. Qual é o calendário da passagem para o euro ?

3 de Maio de 1998 - são seleccionados pelo Conselho os 11 Estados-Membros participantes : Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos e Portugal.

1 de Janeiro de 1999 - o euro passa a existir enquanto moeda e as moedas nacionais dos países participantes passam a ser subdivisões do euro. Para a moeda de cada um dos países participantes, é definida uma taxa de câmbio fixa relativamente ao euro. 

1 de Janeiro de 2002 - as notas e moedas de euros irão substituir todas as moedas nacionais. A moeda nacional já não poderá ser utilizada, mas o prazo para trocar as antigas notas por notas de euros prolongar-se-á muito para além desta data.