Carlos Coelho alerta para ataques e manipulação das eleições europeias

Carlos Coelho interveio hoje em Estrasburgo no debate extraordinário sobre a influência de intervenientes externos na próxima campanha eleitoral para o Parlamento europeu e a necessidade de reforçar a resiliência da UE.

O decano português no Parlamento Europeu mostrou-se “seriamente preocupado com a manipulação eleitoral que pode ter lugar nas próximas eleições europeias de Maio de 2019” e que podem colocar em causa a integridade do processo.

Não somos ingénuos e sabemos que são muitas as forças externas (políticas, estatais, económicas e militares) que querem condicionar o processo eleitoral, seja através de fake news, utilização de grandes quantidades de dados para manipulação eleitoral ou através de financiamentos a partidos extremistas que querem destruir o projecto Europeu”.

Carlos Coelho recordou “a vergonha do caso ‘Facebook/Cambridge Analytica, e os fortes indícios de ingerência russa nas eleições em território europeu - Todos eles utilizando o mundo digital e as novas tecnologias de informação e comunicação”.

Para o social-democrata que presidiu às Comissões especiais do sistema de intercepção de comunicações ECHELON e voos secretos da CIA, “a cibersegurança é, mais do que nunca, prioritária na defesa dos direitos fundamentais da União”.

A Comissão Europeia e os Estados-Membros devem tomar as medidas técnicas e organizativas necessárias para gerir os riscos que recaem sobre a segurança das redes e dos sistemas de informação utilizados nas eleições para o Parlamento Europeu. Numa Europa contaminada por egoísmos e populismos são muitos os que não vão olhar a meios para destruir o projecto europeu e combater a Europa dos Valores e das Liberdades”.

Ao concluir Carlos Coelho afirmou que “temos que agir. Agir rápido! Agir com meios adequados e suficientes! Agir pela Liberdade! “.

Mais informações relacionadas:

https://carloscoelho.eu/texts/view/carlos-coelho-questiona-comissao-europeia-sobre-ciberseguranca-e-salvaguarda-da-integridade-das-eleicoes-europeias

https://carloscoelho.eu/noticias/carlos-coelho-quer-eleicoes-europeias-livres-de-interferencias-externas/sub:2

https://carloscoelho.eu/texts/view/carlos-coelho-exige-esclarecimentos-a-comissao-europeia-sobre-o-escandalo-facebook-cambridge-analytica

https://psdeuropa.eu/noticias/carlos-coelho-presidente-da-comissao-echelon