Carlos Coelho apoia iniciativa Juventude em Movimento

O Parlamento Europeu aprovou hoje, em Estrasburgo, o relatório Zver sobre "Juventude em Movimento– Um quadro destinado a melhorar os sistemas de ensino e formação europeus" que contou com o apoio do Deputado Carlos Coelho.

 

Carlos Coelho recordou que "nos dias de hoje os jovens são um dos grupos sociais mais afectados com a crise económica e financeira mundial" e defendeu que "a UE e os Estados-Membros têm a obrigação de apoiar medidas concretas e eficazes que permitam através de uma melhor educação, formação e mobilidade fazer a transição para o mercado de trabalho".

 

Para o social-democrata a iniciativa "Juventude em Movimento vem precisamente responder a este desiderato dando resposta aos desafios enfrentados pelos jovens e ajudá-los a ter êxito na economia do conhecimento".

 

A iniciativa é uma das sete iniciativas emblemáticas da Estratégia Europa 2020 da Comissão Europeia para promover o crescimento económico inteligente, sustentável e inclusivo. A iniciativa "Juventude em Movimento" é composta por 28 acções-chave e medidas concretas (que irão complementar as estruturas actuais e assentarão no sucesso dos quadros estratégicos já existentes) para aumentar a educação e a formação dos jovens através da mobilidade e da facilidade de transição dos jovens do ensino para o mercado do trabalho.

 

O relatório aprovado centra-se principalmente nos aspectos educativos da iniciativa "Juventude em Movimento", que procura reduzir o abandono escolar precoce, aumentar o número de pessoas com educação superior, aumentar a atractividade do ensino e formação profissionais e aumentar o reconhecimento da educação não formal e da educação informal.

 

"Face aos inaceitáveis números de desemprego juvenil, considero que a qualidade da educação e formação, a integração adequada no mercado de trabalho e uma aposta forte na mobilidade dos jovens são pontos cruciais para explorar o potencial de todos os jovens e realizar os objectivos da «Europa 2020», acrescentou o eurodeputado não deixando de sublinhar que "não obstante esta iniciativa centrar-se no emprego como resultado final, não desassocia os aspectos ligados à educação, à participação da Juventude, à cidadania activa, à mobilidade, à aprendizagem de línguas e todo um conjunto de competências que são hoje fundamentais no âmbito da educação não formal".