A Deputada do PSD Regina Bastos defendeu no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, que "o Painel de Avaliação da Agenda de Política Social deve ser um instrumento útil e ao serviço da política social dando informações concretas sobre os progressos obtidos e soluções para os problemas".
Regina Bastos recordou que "vivemos um período de abrandamento económico que poderá tornar os níveis de desemprego e de pobreza e exclusão social ainda mais gravosos e que deve dar-se uma particular atenção às debilidades sociais persistentes, tais como o abandono escolar, a falta de estruturas de acolhimento para crianças e a iliteracia".
Por outro lado, Regina Bastos entende que "deve investir-se na educação, formação e aprendizagem ao longo da vida, na promoção da conciliação da vida familiar e profissional, assim como favorecendo o envelhecimento activo e a melhoria da segurança e saúde no trabalho".
Na perspectiva do alargamento, a Deputada social democrata defende que "os esforços para a coesão económica e social deverão ser reforçados tendo em conta a situação social dos 10 novos Estados-Membros. Os Estados-Membros, os parceiros sociais e outros envolvidos devem empenhar-se na aplicação das iniciativas políticas anunciadas na Agenda Social e das Directrizes sobre o Emprego. A Comissão, por seu lado, deve criar medidas que respondam às solicitações do Parlamento Europeu".