A Deputada do PSD Regina Bastos afirmou hoje, em Estrasburgo, que "o envelhecimento das populações e o nível de emprego cada vez mais baixo das pessoas mais idosas está a pôr em risco a sustentabilidade dos regimes de pensões.
Estamos, acrescentou, perante a urgência de reformar os sistemas de protecção social. Os Estados-Membros devem cooperar na área das pensões através do método aberto de coordenação reduzindo as divergências de interpretação decorrentes dos acordos bilaterais".
Para Regina Bastos, "os estudos realizados sobre a evolução dos regimes de pensões demonstram que a sincronização entre as preocupações económicas e sociais é a chave para o êxito, pois as políticas macroeconómicas e as políticas sociais e de emprego estão interligadas. A Estratégia Europeia para o Emprego e o Fundo Social Europeu oferecem importantes contributos quanto à promoção do emprego permanente e a contratação de trabalhadores idosos".
Neste sentido, Regina Bastos defende que "os Estados-Membros devem adoptar medidas que desincentivem as reformas antecipadas e fomentar - conjuntamente com as empresas, os trabalhadores e os parceiros sociais - o envelhecimento activo".
Regina Bastos defende também que "os Estados-Membros devem suprimir dos seus regimes de pensão todas as formas de discriminação com base no sexo e eliminar as diferenças do nível das pensões das mulheres que continuam mais baixas do que a dos homens".