A discussão sobre os possíveis desenvolvimentos futuros do Modelo Social Europeu foi um dos temas mais focados pelos oradores e pelos restantes participantes. A ideia de vir a desenvolver um debate abrangente foi conseguida pois permitiu ouvir as mais diversas abordagens provenientes de pontos de vista diferentes. Num princípio todos foram unânimes "o nosso objectivo principal é conseguir garantir a sobrevivência do Modelo Social Europeu.
Segundo Silva Peneda o "papel da Europa na Globalização é determinante. Pelo sucesso do modelo social europeu conseguido nos últimos 60 anos, cabe à Europa um papel insubstituível que muito pode contribuir para a consolidação na Paz no mundo."
Para o Deputado do PSD "UE não deve tentar exportar o modelo social europeu, mas sim aproveitar a sua experiência e sensibilizar as novas potências emergentes a adoptar medidas para precaverem os problemas causados por eventuais desequilíbrios sociais associados à diferente distribuição da riqueza".
Além de vários Eurodeputados das diversas famílias políticas existentes no Parlamento Europeu, na assistência estiveram também representantes das mais diversas áreas e grupos de interesses entre 50 cientistas de várias universidades europeias, representantes dos diversos sectores industriais, de organizações de trabalhadores, fundos de pensões, PME´s, think tanks, representantes dos Estados Membros da UE, da Rússia e da Turquia.