Universidade Europa - Eurodeputados do PSD promovem formação sobre a UE

O Grupo de Eurodeputados do PSD e a Juventude Social Democrata (JSD) organizam no próximo fim de semana a Universidade Europa que é uma acção de formação sobre a União Europeia e o Tratado de Lisboa para os jovens quadros do PSD e da JSD. Terá lugar em Cantanhede, no Hotel Marialva Park e decorrerá de 15 a 17 de Fevereiro. Neste evento será também apresentado um programa de Estágios para Jovens no Grupo Parlamentar do PSD em Bruxelas. Do programa de formação, que enviamos em anexo, destacam-se dois Jantares-Conferência, o primeiro na sexta-feira à noite com o Professor João de Deus Pinheiro sob o tema "Que fronteiras e que papel para a Europa no Mundo" e outro no sábado Professor José Canavarro (Pró Reitor da Universidade de Coimbra e dirigente nacional do PSD) sob o tema "Erasmus e Bolonha, todos somos europeus?". As Aulas-Debate terão início no Sábado de manhã com a participação do Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PSD Dr. José Eduardo Martins sob o tema "Alterações climáticas e Energias Renováveis: Cumprir Quioto". Nessa tarde terá lugar a segunda Aula-Debate com  o Eurodeputado José Silva Peneda (Ex Ministro do Emprego de Cavaco Silva) que irá abordar o tema "Mais Flexibilidade, Mais Mobilidade, Mais Emprego". No Domingo de manhã o Eurodeputado Carlos Coelho dará uma aula sobre política europeia sob o lema "Mais Europa, Melhor Europa" onde apresentará as alterações na UE na sequência da aprovação do Tratado de Lisboa, o funcionamento institucional da UE e algumas políticas sectoriais. Na tarde de sábado terá lugar um Debate entre os alunos com tema "Porque é que a Europa parece tão longe" e que será comentado pela Deputada Zita Seabra (Vice-Presidente do PSD). Este debate será iniciado com duas mensagens vídeo dirigidas aos jovens portugueses, uma do Presidente do Parlamento Europeu Hans Gert Pottering e outro da Comissária Europeia Meglena Kuneva em representação do Presidente Barroso. À chegada na sexta-feira os participantes terão de responder a um questionário sobre esta questão, cujas opiniões serão tratadas estatisticamente e cujos resultados serão apresentados no início ao debate.

Os 60 participantes foram seleccionados entre duzentos candidatos, tendo sido valorizado o seu CV, as respostas que deram a algumas questões na ficha de candidatura e também critérios de distribuição geográfica e equilíbrio de género e etário. Face ao elevado número de candidatos está já a ser programada uma segunda edição para este ano.

Segundo Carlos Coelho, Director desta Universidade Europa "Com esta iniciativa respondemos à necessidade constatada de melhorar o nível de informação sobre as questões comunitárias e de estimular a intervenção cívica dos jovens portugueses enquanto cidadãos europeus."

Para o Eurodeputado português "a boa formação de quadros políticos é a melhor forma de garantir melhores decisores e melhores políticas. Nestes eventos procuramos formar quadros de elite a quem  transmitimos valores como o mérito e a excelência, o trabalho e a perseverança,  o serviço à causa pública, e a da solidariedade"

Neste evento serão também apresentados alguns materiais como brochuras, livros, dossiers temáticos e videos em suporte digital que permitam a estes jovens para organizar eventos de formação nos seus distritos e concelhos sobre temas da União Europeia.