Comissária diz que VIS começa a 24 de Junho

21 de Janeiro, 2011

Em resposta ao Deputado Carlos Coelho a Comissária Malmström garante que os atrasos no VIS estão sob controlo e que o sistema estará disponível em 24 de Junho de 2010.

 

Os trabalhos relativos ao desenvolvimento do VIS prosseguem conforme o calendário comunicado por ocasião do Conselho JAI de 7 de Outubro de 2010. O teste em curso, denominado «teste operacional do sistema» (OST), foi lançado, tal como previsto, a 23 de Agosto de 2010 e, em princípio, estará concluído em meados de Fevereiro de 2011. Segundo este mesmo calendário, a quarta e última fase de testes (testes de aceitação provisória do sistema - PSAT) decorrerá de 23 de Março a 15 de Junho de 2011. O sistema central será declarado operacional a 24 de Junho de 2011.

 

Ao nível dos sistemas nacionais, a Presidência acompanha de perto os preparativos nos postos consulares e nos pontos de fronteira externos. Segundo as informações comunicadas pelos Estados‑Membros, estes preparativos ficarão concluídos antes de 24 de Junho de 2011. Por conseguinte, a Comissão quer ter a certeza que o VIS será lançado, se não for a 24 de Junho de 2011, pouco tempo após essa data. Com efeito, o início das operações está sujeito a um determinado número de procedimentos administrativos nos consulados e nas embaixadas da primeira região de operações (África do Norte).

 

A fase de testes actual, na qual participam sete Estados‑Membros, desenrola‑se de forma satisfatória.

 

As campanhas de testes que serão efectuadas antes do lançamento do VIS serão concebidas, tanto no que diz respeito aos dados utilizados como ao respectivo volume, de forma a reflectir as condições operacionais do sistema.

 

A Comissão continuará a informar o Parlamento sobre o avanço do projecto VIS.