Regina Bastos salientou que 5 milhões de jovens europeus estão desempregados e lembrou que, em Outubro passado, o Parlamento Europeu aprovou uma emenda apresentada pelos eurodeputados portugueses do PPE e que foi inserida no Orçamento comunitário para 2010.
Como recordou Regina Bastos, esta emenda propõe a criação do "ERASMUS PRIMEIRO EMPREGO" que seria um programa semelhante ao ERASMUS, mas para quem está "à procura do primeiro emprego. "
Segundo a Deputada do PSD, este programa seria uma "excelente forma de promover o emprego-jovem e ajudar a combater a crise económica."
De seguida colocou ao Comissário László Andor duas questões:
"1) Se conhece este projecto e conhecendo-o se está disposto a criar o PROGRAMA PRIMEIRO EMPREGO?
2) Quais as medidas concretas que tenciona tomar para fazer face ao fenómeno do desemprego dos jovens e criar mais emprego."
O Parlamento Europeu está a realizar um conjunto de audições públicas com os 26 candidatos a comissários europeus propostos pelos Estados-membros. A equipa de comissários, que será liderada por Durão Barroso, terá de ser aprovada pelos eurodeputados.
Os candidatos a comissários respondem durante três horas às perguntas dos eurodeputados das comissões parlamentares de cada pasta, sendo avaliados os seus conhecimentos específicos e a competência na sua área, incluindo o seu compromisso para com o projecto europeu, independência e capacidades de comunicação.