Carlos Coelho apoia alterações às políticas de emprego dos Estados-Membros

Os eurodeputados reunidos em Estrasburgo votaram hoje o relatório Csaba Őry relativo à Proposta de decisão do conselho relativa às orientações para as políticas de emprego dos Estados-Membros: Parte II das Orientações Integradas «Europa 2020».

 

Este documento fornece orientações precisas aos Estados-Membros sobre a definição dos seus programas nacionais de reforma e respectiva aplicação, estando intrinsecamente ligado às orientações para as políticas económicas.

 

Carlos Coelho apoiou o Relatório Őry e saudou a sua oportunidade:" No âmbito da Agenda 2020 urgia não apenas estabelecer orientações gerais para as políticas económicas (artigo 121º TFUE) como para o emprego (artigo148º TFUE)", relembrando que "a crise económica que vivemos acentua os problemas sociais e empresta maior urgência à definição de políticas de emprego eficazes e sustentadas". 

 

O eurodeputado social-democrata considera que face ao pano de fundo de crise importa envidar todos os esforços no crescimento económico através de "medidas mais fortes para elevar os níveis de emprego de Homens e Mulheres na Europa". Neste sentido o relatório, em questão, "contribui para reforçar dimensões que não estavam suficientemente sublinhadas, como:

 

1. redução do desemprego nos grupos mais vulneráveis, incluindo os jovens, mediante o aumento dos níveis de ensino, da redução das taxas de abandono escolar e arrancando pessoas à pobreza;

 

2. a igualdade de tratamento e de remuneração para trabalho igual no mesmo local de trabalho;

 

3. o envolvimento das autoridades regionais e locais, dos parlamentos e dos parceiros sociais na concepção, execução, acompanhamento e avaliação desses programas, nomeadamente na definição de objectivos e indicadores".